Caso não consiga visualizar corretamente esse e-mail, copie e cole o link em seu navegador:
http://www.glassecviracon.com.br/bv/61/index.html
GlassecViracon Setembro 2018 - EDIÇÃO Nº 61  
Boletim do Vidro
 
 
Destaque do Mês
 
A renovação do Complexo Plaza Centenário
 
Um dos marcos da arquitetura paulistana, o Plaza Centenário entrou em operação em 1995 e passará em breve por reparos nas esquadrias e no revestimento de alumínio composto de sua fachada. Localizado na marginal Pinheiros, ficou conhecido como Robocop por seu estilo futurista e constava na época entre os dez edifícios mais altos da capital paulista.

Com projeto do arquiteto Carlos Bratke, o Robocop também foi a primeira grande obra para a qual a GlassecViracon forneceu os vidros laminados da fachada, que não serão substituídos.
    Robocop
 
Hoje, o complexo Plaza Centenário integra o edifício ao lado, onde funcionava a empresa de telefonia Claro e que, este sim, passará por um retrofit completo. Segundo o engenheiro e consultor Crescêncio Petrucci Júnior, esse prédio vem sendo “carinhosamente chamado de ‘Centenarinho’ porque é mais baixo que a torre principal, mas não menos importante”.
 
Crescêncio Petrucci Júnior     IDENTIDADE VISUAL
“O edifício Plaza Centenário vai receber um elemento metálico decorativo na cobertura que remete à nova arquitetura do seu ‘irmão’ mais novo, o ‘Centenarinho’, além de uma repaginação completa no lobby e no mezanino”, explica o responsável pela obra.
 
“Já no ‘Centenarinho’, a fachada apresenta um grande desafio, principalmente em relação aos elementos decorativos de ACM em curva e que possui iluminação de led em toda sua extensão”, detalha Crescêncio. “Esses elementos se tornarão a identidade visual dos dois edifícios, remetendo a uma linguagem arquitetônica única.”

No caso do “Centenarinho”, segundo o consultor, “os ganhos com uma arquitetura arrojada e uma fachada com elementos decorativos singulares são expressivos. A edificação ganha certificação Leed e tanto as esquadrias como a fachada cortina terão papel fundamental para essa conquista”. Para Crescêncio, “as fixações dos elementos na fachada sem que houvesse comprometimento de montagem e no desempenho da esquadria envolveram soluções arrojadas de engenharia”.
 
Centenarinho 1
 
DESEMPENHO TÉRMICO E ACÚSTICO
 
Para o retrofit da fachada do “Centenarinho” serão aplicados vidros laminados de controle solar de 10 mm com PVB acústico, fornecidos pela GlassecViracon. Crescêncio afirma que os vidros “irão garantir melhor o conforto acústico, considerando o nível de exposição em relação à marginal Pinheiros, que sabidamente é uma das vias com maior tráfego e geradora de ruídos da capital”. Além disso, continua o consultor, “as características de controle solar serão fundamentais para a obtenção da certificação Leed e por isso irá contribuir para a redução do consumo de energia e recursos naturais”.

Em relação à tecnologia aplicada ao beneficiamento dos vidros nesse período de mais de duas décadas, Crescêncio avalia que “a evolução dos vidros de controle solar realmente foi muito expressiva, com maior destaque para os últimos dez anos, quando o salto de tecnologia e a disponibilidade de novos produtos não têm precedentes”.

“Graças a essa evolução, a diversidade de opções disponíveis no mercado, tanto estética como de desempenho térmico e acústico, atende plenamente com excelência qualquer tipo de projeto”, diz o consultor.
 
“Junto com a evolução desse período, inclusive com materiais mais sensíveis, as empresas de beneficiamento de vidro, como a Glassec, tiveram que investir de forma consistente, tanto na capacitação técnica dos profissionais envolvidos como na organização, nos processos e em novos equipamentos para garantir a qualidade dos produtos comercializados e atendimento aos clientes de forma efetiva”, conclui.

O retrofit do Complexo Plaza Centenário conta com projeto de arquitetura do escritório Athié Wohnrath e consultoria de Crescêncio Engenharia.
    Centenarinho 2
 
 
Especifique
 
Vantagens do retrofit de fachadas
A renovação de fachadas em geral requer a atualização dos vidros, um produto que traz expressivos ganhos em termos estéticos e de desempenho. Confira as principais vantagens do retrofit, que colaboram para a valorização do empreendimento.

 
Conte com a equipe da GlassecViracon para trocar ideias e obter a melhor solução para o seu projeto de retrofit: http://www.glassecviracon.com.br/contato
 
Baixe o aplicativo GlassecViracon
  Site Facebook YouTube Linkedin E-mail GV   Imprimir VERSÃO PARA IMPRESSÃO
PUBLICADO POR GLASSECVIRACON • DIRETORIA DE MARKETING: Claudia Mitne • DIAGRAMAÇÃO: Arbore Editoração
 CONTEÚDO: Auris Produções e Comunicações • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Silvana Afram (MTb 14.950)
Para que sua mensagem não caia na caixa de SPAM, adicione contato@glassecviracon.com.br à sua lista de contatos.