Caso não consiga visualizar corretamente esse e-mail, copie e cole o link em seu navegador:
http://www.glassecviracon.com.br/bv/59/index.html
GlassecViracon Julho 2018 - EDIÇÃO Nº 59  
Boletim do Vidro
 
 
Destaque do Mês
 
Sede da L’Oréal inova em fachada lapidada
 
O processo de construção sustentável está impresso neste projeto com localização privilegiada, no Porto Maravilha, com vista para a Baía da Guanabara e outros pontos de referência da cidade do Rio de Janeiro.

Concluída no ano passado, a nova sede da L’Oréal obteve as quatro certificações ambientais vigentes no Brasil — Leed Gold, Procel Edifica, Aqua e Qualiverde — o que “torna o edifício, por essa pluralidade, talvez único neste momento”, segundo o arquiteto Ruy Rezende, responsável pelo projeto.

    Ruy Rezende
 
Para o sócio-fundador do escritório RRA, reconhecido por desenvolver obras certificadas, arquitetura sustentável é “aquela que principalmente vise o homem”. E quais seriam os meios para concretizá-la? “É imperativa a visão holística do projeto, a percepção de um ciclo virtuoso, da extração ao retorno à natureza, do menor e melhor consumo de recursos, seja nos materiais ou nos recursos energéticos, na construção ou na sua operação”, prossegue o arquiteto. “Na investigação de novas técnicas e processos, na maneira como melhor atender socioeconomicamente, de quem faz a quem usa. Isto para mim resume uma arquitetura sustentável.”

ENTRE AS DEMANDAS DA L’ORÉAL para suas novas instalações no Brasil constava a maior integração entre os ambientes internos, eliminando paredes, por exemplo. “Nosso projeto permite permeabilidade total nas áreas de trabalho, e estendemos isto para o exterior! De quase todos os pontos das áreas de trabalho, por um pé direito generoso, temos 100% de visão externa em giros maiores que 180 graus”, afirma Ruy, empolgado com a própria criação. “Os vidros, em suas composições, foram objeto de profundos estudos para criar as condições ideais para o objetivo do cliente e do projeto”.

Nova Sede da L’Oréal, Rio de Janeiro/RJ     Também conhecido por ser um grande apreciador da iluminação natural, o arquiteto carioca responde entusiasmado sobre suas expectativas em relação aos vidros laminados de controle solar nos requisitos especificados. “Luz do dia, energia!”, diz ele. “Para o ciclo circadiano, em que a luz do dia é ator fundamental, mas também o seu controle é absolutamente essencial, os vidros oferecidos pela GlassecViracon atenderam às expectativas do projeto da melhor maneira. Transparência e cor desejada, com um excelente desempenho térmico”, avalia o arquiteto.

 
Segundo Ruy, a fachada do edifício, com 90 metros de altura e 22 andares, foi o maior desafio de execução do projeto. “Com uma proposta ousada de lapidação, obtivemos uma fachada única para a nossa cidade e para os nossos clientes neste momento”, afirma. “A aparente dificuldade deixou a fachada economicamente viável e construtivamente factível, por meio de soluções simples.”

Gentil, o arquiteto carioca estende os méritos do grandioso resultado da obra aos parceiros, agradecendo “o empenho e a parceria dos envolvidos nesta empreitada projetual, em especial à minha equipe, à QMD, à Inbobe e à própria GlassecViracon, que por seus afincos tornaram possível este desafio”.

ENCERRANDO A ENTREVISTA, quisemos saber a opinião de Ruy Rezende sobre os possíveis efeitos da retração econômica brasileira no campo da construção sustentável. “Para os projetos já construídos, fica a averbação inequívoca do acerto, pois se evidencia, na vivência, um melhor bem-estar e, na operação, economias anunciadas. Este conjunto mitiga, de certa maneira, o momento de exceção de uma crise”, pondera.

Para ele, esses resultados sinalizam a importância para que novos projetos sustentáveis venham a ser viabilizados. “Neste momento, ainda sem a pujança de investimentos, fica uma obrigação maior neste sentido, para os projetos em estudo ou em andamento”, conclui.
 
Nova Sede da L’Oréal, Rio de Janeiro/RJ
 
Produtos
 
Melhor desempenho em diferentes tipologias
A especificação dos vidros aplicados na fachada da nova sede da L’Oréal exigiu uma ampla tipologia de produtos, a fim de assegurar os requisitos de design e alto desempenho energético, estrutural e acústico definidos no projeto. Confira as características dos principais vidros fornecidos pela GlassecViracon, totalizando cerca de 10.500 metros quadrados.

  Laminado de Controle Solar
Na cor cinza, 12 mm, proporciona ambientes seguros e termicamente confortáveis.
 
  Laminado Temperado Acústico
Incolor, 12 mm, oferece ambientes seguros e silenciosos, por atenuar a entrada do som.
 
  Laminado Serigrafado de Controle Solar
Na cor cinza, 12 mm, propicia espaços seguros e confortáveis, com design diferenciado.
 
  Laminado Temperado
Nas cores cinza, opaco e incolor, em diferentes espessuras, promove desempenho estrutural.
 
 
Baixe o aplicativo GlassecViracon
  Site Facebook YouTube Linkedin E-mail GV   Imprimir VERSÃO PARA IMPRESSÃO
PUBLICADO POR GLASSECVIRACON • DIRETORIA DE MARKETING: Claudia Mitne • APOIO: Lais Gomes • DIAGRAMAÇÃO:
Arbore Editoração • CONTEÚDO: Auris Produções e Comunicações • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Silvana Afram (MTb 14.950)
Para que sua mensagem não caia na caixa de SPAM, adicione contato@glassecviracon.com.br à sua lista de contatos.