Caso não consiga visualizar corretamente esse e-mail, copie e cole o link em seu navegador: http://www.glassecviracon.com.br/bv/45/index.html
GlassecViracon Abril 2017 - EDIÇÃO Nº 45  
Boletim do Vidro
 
 
 
MUITO ALÉM DA AUDIÇÃO
 
Sensação de tranquilidade é um dos bens mais almejados nos meios urbanos, onde, em se tratando de ruídos, o tráfego de veículos é considerado o maior vilão.
 
Para a Organização Mundial de Saúde, a poluição sonora das cidades é um problema de saúde pública — com o agravante de que muitas vezes nem nos damos mais conta de sua presença, pois ela não dói, não tem cheiro nem sabor, mas “mata silenciosamente”.
  Davi Akkerman
 
O conforto acústico com foco na saúde e bem-estar é o eixo da entrevista com o engenheiro Davi Akkerman, sócio-diretor da Harmonia Acústica e vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica.
 
Vitra  
Qual a sua definição para conforto acústico?
A palavra conforto nos remete às sensações de tranquilidade, bem-estar, alento, descanso. Assim, podemos compreender melhor o que é conforto acústico ou bem-estar auditivo: ele influencia a capacidade de concentração, sendo fator condicionante da produtividade e do aprendizado — sem contar os efeitos prejudiciais à saúde causados pela irritabilidade e condições adversas de bem-estar, quando estamos sujeitos a sons indesejáveis em quantidade ou qualidade. Não é à toa que as religiões, em suas práticas espirituais para elevar a qualidade do ser humano, cultuam o silêncio como forma de caminho de autoconhecimento.
 
Como o conforto acústico se relaciona com a sustentabilidade?
O conforto acústico está diretamente relacionado ao desenvolvimento sustentável das aglomerações urbanas. Como exemplo, a gestão do ruído ambiental depende de um planejamento urbano que tenha em conta o equilíbrio do uso do solo e uma gestão consciente dos meios de transporte, a maior fonte de ruído nas cidades. Pensado sob a perspectiva do desenvolvimento humano e do desenvolvimento sustentável, o conceito de saúde deve considerar não só a esperança de vida ao nascer, mas também o direito de viver em um planeta saudável.
 
Você poderia comentar um caso em que o desempenho acústico da edificação é a demanda prioritária de um projeto
de retrofit?

Infelizmente, via de regra, o desempenho acústico das habitações ainda é tratado apenas quando obrigatório, como no caso da norma de desempenho para edifícios novos. Para os casos de retrofit, não contemplados pela norma de desempenho, não há essa exigência. Portanto, esse importante aspecto de habitabilidade só é tratado nos retrofits quando existe consciência e vontade do empreendedor. Já participei, como consultor de acústica, em retrofits de fachadas, normalmente para empreendimentos hoteleiros.
  Hospital Albert Eisntein Perdizes - SP
 
Como você avalia as normas técnicas NBR 10151 e NBR 10152 quanto ao desempenho acústico das edificações?
As duas normas já foram revisadas e bem atualizadas. Estamos na expectativa da publicação das novas versões por parte da ABNT, ainda para este ano. Com certeza quando elas entrarem em vigor, a questão do desempenho acústico das habitações deverá ser agraciada.
 
Em 26 de abril se comemora o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Qual será o tema de destaque este ano?
Essa data é celebrada em diversos países pelo mundo há mais de 20 anos. Em São Paulo, a Câmara Municipal instituiu em 2014 esse dia como data oficial do município, com o objetivo de sensibilizar a população acerca dos impactos da poluição sonora urbana na saúde. Neste ano, a campanha destaca o tema “Conforto Acústico e Educação, um bem para você e sua audição”.
 
A versão vigente da NBR 10151, que trata do ruído comunitário, é do ano 2000. A NBR 10152 é de 1987 e trata do conforto acústico dos ambientes internos: é ela que recomenda os níveis de ruído nos ambientes residenciais.
 
Vitra  
Níveis de pressão sonora considerados confortáveis (valor menor) a aceitáveis (valor maior), segundo ambientes internos.
Ambientes dB (A)
Hospitais Apartamentos, berçários, centros cirúrgicos 35 - 45
Residências Dormitórios
Salas de estar
35 - 45
40 - 50
Escritórios Salas de reunião
Salas de gerência, projetos e administração
Salas de computadores
30 - 40
35 - 45
-
45 - 65
Escolas Bibliotecas
Salas de aula
35 - 45
40 - 50
Hotéis Apartamentos 35 - 45
 
 
PRODUTOS COM ALTO DESEMPENHO ACÚSTICO
 
Quando a questão é proporcionar o máximo de conforto acústico nos ambientes por meio da atenuação de ruídos, entram em cena os vidros laminados e os insulados laminados.
 
Laminado acústico
Laminado Acústico
 
Oferece ambientes crescentemente silenciosos de acordo com a configuração de espessura de vidros
e PVB.
 
Insulado Laminado
Insulado Laminado
 
Promove ambientes bastante silenciosos devido ao conjunto composto com vidro laminado, agregando ainda o conforto térmico característico do insulado.
 
Duplo Insulado Laminado
Duplo Insulado Laminado
 
Propicia ambientes altamente silenciosos e termicamente confortáveis. Ideal para aplicações em regiões com grande tráfego aéreo e rodoviário.
 
Conheça outras opções de vidros com alto desempenho acústico em nosso site ou solicite amostras e troque ideias sobre a melhor solução para o seu projeto: 
www.glassecviracon.com.br/esp
 
 
Baixe o aplicativo GlassecViracon
  Site Facebook YouTube Linkedin E-mail GV   Imprimir VERSÃO PARA IMPRESSÃO
PUBLICADO POR GLASSECVIRACON • DIRETORIA DE MARKETING: Claudia Mitne • APOIO: Lais Gomes • DIAGRAMAÇÃO:
Arbore Editoração • CONTEÚDO: Auris Produções e Comunicações • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Silvana Afram (MTb 14.950)
Para que sua mensagem não caia na caixa de SPAM, adicione contato@glassecviracon.com.br à sua lista de contatos.