Caso não consiga visualizar corretamente esse e-mail, copie e cole o link em seu navegador: http://www.glassecviracon.com.br/bv/42/index.html
  Boletim do Vidro JANEIRO 2017 / EDIÇÃO Nº 42  
  GlassecViracon  
 
 
 
A coesão arquitetônica de um projeto educacional
 
Manter ao máximo a vegetação já existente no terreno. Incentivar a convivência social, acolhendo a população das cercanias. Estimular a criatividade dos alunos para além das salas de aula. Aproveitar a iluminação natural e atenuar os ruídos do entorno, favorecendo a concentração e o conforto necessários a um espaço educacional.
  Adriana Levisky
 
Estas são algumas das diretrizes contempladas no projeto desenvolvido pelo escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana para a nova unidade do Senac São Miguel Paulista, na zona leste do município de São Paulo.
 
Tais soluções projetuais, aliás, são recorrentes na trajetória profissional da arquiteta e urbanista Adriana Levisky, sócia titular do escritório e vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) de São Paulo, que nos fala mais sobre a concepção desse projeto na entrevista a seguir.
 
O VERDE QUE APROXIMA
 
Senac São Miguel Paulista
 
A nova unidade do Senac está configurada em três blocos, com uma praça na entrada principal e uma alameda que cruza o térreo e a conecta a uma outra praça interna. Segundo a arquiteta, a alameda “é uma via de pedestres concebida para incentivar o uso do espaço por quem vive na região. Nesse trajeto, os visitantes encontrarão a biblioteca e um auditório, com atividades e eventos abertos ao público”.
 
O que motivou a construção desses espaços de convivência foi o terreno, bastante arborizado. “Uma das diretrizes que buscamos foi manter ao máximo a vegetação pré-existente. A massa arbórea no centro do terreno gerou uma grande praça interna para a qual estarão voltados vários laboratórios, rodeados por vidros transparentes (low-e)”, explica Levisky. “Os estudantes poderão usufruir do verde e da iluminação natural enquanto desenvolvem suas atividades, e quem está fora enxerga o que acontece internamente. É a aproximação dos espaços público-privado.”
 
Senac São Miguel Paulista  
ESPAÇOS PARA A CRIATIVIDADE
 
O briefing do Senac se fundou numa questão essencial a uma instituição educacional sintonizada com seu tempo: “como estimular ainda mais a criatividade dos estudantes?”. “O caminho, certamente, não seria se limitar à sala de aula”, prossegue a arquiteta. Assim, o projeto concebe uma distribuição dos espaços flexível, que abriga corredores largos, áreas de espera do elevador com lounges didáticos onde é possível dar aulas, descansar ou ter uma atividade de entretenimento.
 
A ambientação dos espaços também foi pautada por uma comunicação integrada à arquitetura. Os pavimentos são temáticos e cada curso tem uma cor específica. “A linguagem de cores e pictogramas facilita e universaliza a orientação do usuário”, diz. Dessa forma, o roxo, por exemplo, será a cor do curso de gastronomia e o amarelo, de informática, com o mobiliário seguindo o mesmo tom.
 
DESAFIO ACÚSTICO
 
Reduzir a intensidade do ruído proveniente da avenida Marechal Tito foi um dos desafios mencionados por Levisky para a composição volumétrica das edificações. “No bloco principal, optamos por especificar uma caixilharia composta por vidros acústicos fixos na fachada voltada para a avenida Tito”, afirma.
 
“E por se tratar de um bloco de proporções extensas, concebemos um grande átrio central com uma cúpula de vidro laminado que filtra adequadamente a incidência solar, ilumina o interior da edificação e abre as vistas para a praça interna, elemento integrador de todo o conjunto.”
 
FACHADAS EM MOSAICO
 
O sistema de fachada ventilada é composto por um mosaico com placas de agregado cimentício, de material reciclado, e janelas de vidros duplos insulados com micropersianas embutidas. Nas faces norte e oeste, brises metálicos oferecem proteção contra a incidência solar intensa e reiteram a plasticidade contemporânea do conjunto.
  Senac São Miguel Paulista
 
As características das volumetrias e necessidades das fachadas exigiram a especificação de várias tipologias de vidros, fornecidos pela GlassecViracon. Segundo Levisky, “de Norte a Sul e de Leste a Oeste, as fachadas contaram com o vidro como elemento fundamental para garantir a integração e o conforto almejados pelo projeto”.
 
A unidade do Senac São Miguel Paulista tem 26 mil metros quadrados de área construída, num terreno com aproximadamente 8 mil metros quadrados, na esquina da avenida Marechal Tito com a avenida Rosária. A finalização das obras está prevista para este primeiro semestre de 2017.
 
 
Desempenho em ampla tipologia de vidros
 
O fornecimento de vidros para o Senac São Miguel Paulista se baseou em estudos detalhados, que consideraram cada vão da edificação como único. A complexidade do projeto exigiu uma tipologia de vidros abrangente, com requisitos de alto desempenho em segurança, controle solar e acústica. Confira as características dos principais produtos especificados.
 
Laminado
Laminado Acústico de Controle Solar
(Low-e)
• Proporciona ambientes seguros e silenciosos, por atenuar a entrada do som.
• O revestimento de controle solar filtra a luz, tornando os espaços agradáveis.
 
Duplo Insulado de Controle Solar
Duplo Insulado de Controle Solar (Low-e) com Persiana Interna
• Recintos iluminados e termicamente confortáveis.
• A persiana aplicada entre as lâminas de vidro possibilita maior controle da luminosidade interna.
 
Duplo Insulado Laminado
Duplo Insulado Laminado
• Oferece ambientes altamente seguros, silenciosos e termicamente confortáveis.
 
Laminado Temperado Serigrafado
Laminado Temperado Serigrafado de Controle Solar (Low-e)
• Espaços seguros e confortáveis com design diferenciado.
 
 
Baixe o aplicativo GlassecViracon
  Site Facebook YouTube Linkedin E-mail GV   Imprimir VERSÃO PARA IMPRESSÃO
PUBLICADO POR GLASSECVIRACON • DIRETORIA DE MARKETING: Claudia Mitne • APOIO: Lais Gomes • DIAGRAMAÇÃO:
Arbore Editoração • CONTEÚDO: Auris Produções e Comunicações • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Silvana Afram (MTb 14.950)
Para que sua mensagem não caia na caixa de SPAM, adicione contato@glassecviracon.com.br à sua lista de contatos.