Caso não consiga visualizar corretamente o conteúdo desse e-mail, copie e cole o link a seguir em seu navegador: http://www.glassecviracon.com.br/bv/26/index.html
 

Vidro e desempenho

 

A NBR 15575 não cita diretamente o vidro, mas sua contribuição para o conforto térmico e acústico das edificações é inquestionável, quando especificado corretamente e aplicado a uma esquadria adequada. No caso de vidros de controle solar, acrescente-se o benefício da economia no consumo de energia. Estas características do produto são abordadas por Silvio Ricardo Bueno de Carvalho, gerente-técnico da Abravidro — Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, que nos informa ainda sobre os treinamentos que a entidade promove para conscientizar os profissionais do setor quanto ao atendimento à nova norma de desempenho.

 

Qual a contribuição da norma de desempenho para a qualidade do uso do vidro nas edificações?
No mercado, há vidros que possuem inúmeros benefícios que são desconhecidos pelo consumidor, pois a maioria deles enxerga o nosso material apenas como um elemento de fechamento. Mas ele pode agregar segurança, confortos acústico e térmico, versatilidade estética, resistência ao fogo e integração do ambiente interno com o externo. Em prédios comerciais, essas soluções já são utilizadas em fachadas com a aplicação dos vidros de controle solar, temperados, laminados e insulados. As exigências da NBR 15575 quanto aos confortos acústico e térmico estimulam a utilização de vidros que possuem esses benefícios nas edificações residenciais do país e ainda servem para criar uma cultura nos consumidores para buscarem edificações que atendam esses requisitos.

O que a revisão da norma trouxe como novidade para o setor vidreiro?
Nosso produto não é citado diretamente na norma, mas ele está cada vez mais presente na edificação residencial, principalmente como um componente das esquadrias. A parte 4 da NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho contém requisitos para os sistemas de vedações verticais. Entre eles podemos destacar os confortos acústico e térmico em que o nosso material exerce um papel muito importante. Os vidros laminado ou insulado, aliados a uma esquadria adequada, contribuem para melhorar significativamente o desempenho acústico de uma edificação, permitindo, inclusive, que os níveis intermediários ou superiores, indicados pela norma para a atenuação acústica, sejam alcançados. Da mesma forma, o vidro de controle solar tem muito a contribuir ao proporcionar conforto térmico às edificações, pois comprovadamente reduz a incidência de entrada de calor para o ambiente interno e ainda auxilia na redução do consumo de energia com iluminação artificial e com ar-condicionado. Vale ressaltar que a NBR 10821 – Esquadrias Externas para Edificações, referida na norma de desempenho, está sendo revisada e futuramente a classificação do desempenho acústico e do conforto térmico das esquadrias será incluída nela. Nos dois casos, o nosso produto tem uma contribuição significativa nos resultados.

Como você avalia os treinamentos sobre a norma promovidos pela Abravidro para profissionais do setor?
A Abravidro realiza, juntamente com suas entidades regionais, um trabalho de divulgação para vidraceiros, arquitetos, engenheiros e estudantes visando à conscientização do atendimento às normas técnicas, principalmente quanto à aplicação correta do vidro na construção civil. No conteúdo desse trabalho, desenvolvido por meio de palestras, reportagens na revista O Vidroplano e no portal da Abravidro e ainda em nossas redes sociais, foram incluídos alguns requisitos da norma de desempenho, além de destacar como o vidro pode auxiliar no atendimento a essas exigências. Durante as palestras, a recepção dos participantes é excelente, mas percebemos que ainda existe muito desconhecimento sobre as normas do setor. Por isso, temos o objetivo de continuar a promover ações para que as normas sejam cada vez mais difundidas e todos os benefícios que o vidro oferece sejam agregados para a valorização dos projetos e também para a segurança dos consumidores ao longo da utilização dos imóveis.

 
 

Fachadas corporativas

Várias obras com soluções em vidros da GlassecViracon foram destaque das últimas edições das revistas Finestra e Projeto Design. O Edifício Jacarandá ganhou a capa da Finestra, com suas fachadas curvas e vidros em tons verde, amarelo e cinza — projeto do arquiteto Carlos Bratke na região da Berrini, em São Paulo. Na matéria sobre fachadas unitizadas constam o Shopping Cidade São Paulo e a Torre Matarazzo, do escritório Aflalo|Gasperini, na avenida Paulista. Obras como o Hospital Albert Einstein e o Centro Administrativo de Minas Gerais também são abordadas, assim como a fachada ventilada do Shopping JK Iguatemi.

 
 
 

A Projeto Design traz na capa a Torre Z, da Pickard Chilton e Pontual Arquitetura, localizada na zona sul de São Paulo. Outras obras em foco são o edifício Forluz, em Belo Horizonte, do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados, a Torre Matarazzo, em fase de finalização, além do Edifício São Bento e do Barão de Tefé Corporate, que integram o programa de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro.

Parte desse conteúdo está disponível para leitura no portal da arcoweb: http://arcoweb.com.br

 
 

Nas alturas

 

O One World Trade Center está entre os quatro vencedores do Best Tall Building de 2015, promovido pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat. Com vidros da Viracon em seus 104 andares, o WTC 1, em Nova York, é o edifício mais alto dos Estados Unidos e agora ganha reconhecimento internacional por seu compromisso com a sustentabilidade. Os outros vencedores foram o CapitaGreen, em Cingapura, o Bosco Verticale, em Milão, e o  Mohammed Bin Rashid Burj Tower, em Abu Dhabi.

 
 

Top Ten Projects

A Comissão do Meio Ambiente do Instituto dos Arquitetos Americanos elegeu os dez projetos mais sustentáveis do mundo — dois deles construídos com vidros da Viracon: o Collaborative Life Sciences Building, em Portland (Oregon), e o New Orleans BioInnovation Center, em Nova Orleans (Louisiana).

 
 
 
Para que sua mensagem não caia na caixa de SPAM, adicione contato@glassecviracon.com.br à sua lista de contatos.